Páginas

abril 19, 2012

Prove este cabaz

Ora aqui está uma excelente iniciativa … PROVE.


O PROVE – Promover e Vender, surge no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL em conjunto com várias entidades parceiras que se associaram a um grupo de pequenos produtores dos territórios da Península de Setúbal, Vale do Sousa, Alentejo Central, Mafra e Porto, para melhorar o escoamento das suas produções.

A ideia é estimular relações de proximidade entre produtores e consumidores, criando circuitos curtos de comercialização entre ambos. Assim, o consumidor terá a oportunidade de apreciar um conjunto de produtos diversos, através da obtenção de cabazes de frutas e legumes seleccionados e de elevada qualidade.

Cada cabaz, têm mais ou menos 5-6 Kg e tem um custo aproximado de 10 euros, podendo variar conforme as zonas. Este é constituído por produtos que serão negociados com cada consumidor, bastando este aceder à lista de produtos disponíveis que se encontra no site, e indicar aqueles que nunca pretende vir a receber, enviando de seguida por e-mail ou entregar directamente nos locais de entrega dos produtos.

Os produtores comprometem-se a compor cabazes diferenciados que acreditem … vão surpreender.

As encomendas devem ser efectuadas até cada quarta-feira de manhã, de modo a que os produtores PROVE possam organizar os cabazes para sexta-feira e/ou sábado.

O PROVE ainda não cobre todo o território nacional e neste momento encontra-se a funcionar em Sesimbra, Palmela, Moita, Quinta do Conde, Emesinde, Amial Porto, Zona Ocidental do Porto, Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Paredes, Montemor-o-Novo, Mafra, Gradil, Ericeira, Ponte de Lima, Abrantes, Caminha, Monção, Paredes de Coura, Valença, Loulé, São Brás de Alportel e Oliveira de Azeméis.

O consumidor deverá escolher o local de entrega do cabaz que melhor satisfaça as suas necessidades, para tal basta aceder à ficha de encomenda da sua região e seleccionar o local pretendido.

É fundamental, aproximar produtores e consumidores, renovar as relações de compromisso, solidariedade e ética entre quem produz e quem consome, incentivar os pequenos produtores a utilizar técnicas amigas do ambiente, apostar em novas formas de comercialização, ajudando os pequenos produtores a escoar os seus produtos, assim como, melhorar a qualidade dos produtos.

Sem dúvida, uma iniciativa a aplaudir. Vamos promover e consumir o que é nosso.

Agora … é só PROVAR



3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...