Páginas

junho 19, 2012

Tortas de Azeitão ... difíiiiiicil resistir

São o cartão de visita da Vila de Azeitão e Não dá … não dá para resistir a tamanha tentação! Bem amarelinhas, de formato prefeito, textura humida e um recheio de chorar por mais, falo pois das famosas Tortas de Azeitão; este irresistível doce regional (duvido que alguém não goste).



Ícone representativo da região de Azeitão, estas tortas são confeccionadas à base de ovo, com um delicado sabor a canela são um modelo admirável da doçaria tradicional Portuguesa.


Para quem se atrever a experimentar fazer, aqui fica a receita:

Para a massa:
10 claras
10 gemas
15 colheres de sopa de açúcar
       5 colheres de sopa de farinha maizena

Para o recheio:      
      6 gemas
      6 colheres de sopa de açúcar
     12 colheres de sopa de água fria


Prontos? Então cá vai … Batemos as gemas com o açúcar, adicionamos a farinha e batemos simplesmente até estar bem misturada. De seguida, batemos as claras em castelo, adicionamos  e misturamos tudo muito bem. Pegamos num tabuleiro bem grande e untamos com manteiga, forramos com papel vegetal ,  voltamos a untar e salpicamos com farinha. Ligamos o forno a 220º. Vazamos o preparado no tabuleiro, mas atenção deve ficar uma camada muito fina de massa,  colocamos no forno na inferior e deixamos cerca de 15 minutos. Enquanto isso, preparamos o recheio. Colocar água a ferver e juntar o açúcar até fazer ponto de fio. Entretanto numa taça batemos as gemas, retiramos do lume a calda e  juntamos às gemas, mexemos bem sem parar até estar bem envolvido e voltamos a colocar ao até engrossar. Desenformamos o bolo, sobre um pano, retiramos o papel vegetal e barramos com o recheio e polvilhamos com canela a gosto. Cortamos a massa em tiras de 12cm por 8cm e enrolamos com o apoio do pano.

Difíiiiiiiiiiiiiiiiiicil resistir

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...