Páginas

abril 16, 2012

Happy Flavors



3 Dias longe da agitação da cidade e muito sabor à mistura. Sexta-feira o relógio parou e a viagem iniciou-se rumo à Costa Vicentina, destino … Maria Vinagre – Aljezur, localidade onde o tempo se rege à vontade de cada um.
Á espera uma happy family, paisagens indescritíveis, um silêncio em consonância, alimentos com outro sabor e refeições feitas de uma forma harmoniosa.
3 Dias a saborear boa comida em boa companhia, o destaque vai para o prato de batata-doce (dona e senhora daquela terra - Aljezur) e para a torta de chocolate, com que a happy family nos presenteou.


Começamos com o prato de batata-doce … a melhor do país, com um sabor inigualável. Separamos as batatas (uma por pessoa), lavamos muito bem e cortamos ao meio, colocamos numa panela com água a cozer apenas para dar o chamado “entalão”. Entretanto refogamos, azeite, cebola, alho e um pouco de pimenta, juntamos cogumelos cortados em pedaços esperamos um pouco e adicionamos tirinhas de bacon, esprememos meia laranja directamente no preparado e aguardamos que os sabores se conciliem durante mais uns minutos ao lume. Escorremos as batatas-doces da água e colocamos numa terrina, desligamos o lume e colocamos o preparado dos cogumelos e bacon sobre as batatas-doces, para finalizar polvilhamos com queijo ralado e levamos ao forno, o tempo é o suficiente para gratinar, acompanhamos com uma salada e prontinho e a servir. Para uma textura mais cremosa, podemos sempre juntar molho de bechamel.
Mas o encanto não se ficou pelo prato principal, de seguida veio uma deliciosa torta de chocolate, tão simples de fazer, mas comer e chorar por mais. Numa tigela, juntamos 5 gemas de ovo e 6 colheres de sopa de açúcar, de seguida adicionamos 2 colheres de sopa de farinha e 1 colher de chá de fermento, misturamos tudo delicadamente. De seguida, batemos as claras (dos 5 ovos) em castelo, quando estiverem bem firmes, envolvemos com o restante preparado de forma muito suave e vertemos numa forma rectangular previamente untada com manteiga. Colocamos no forno durante 15 minutos acerca de 160º. Enquanto a base está no forno, partimos uma tablete de chocolate para uma panela, juntamos leite a gosto e deixamos derreter o chocolate até formar um creme. Seguidamente, estendemos um pano, salpicamos com açúcar, retiramos a base do forno, desenformamos, estendemos sobre o pano, barramos com o creme de chocolate, enrolamos e não... não dá para esperar que arrefeça, hummmmm.
Nós deliciámo-nos! Espero que gostem … porque afinal, o que é bom deve ser partilhado.
Agora, de volta ao tic-tac do relógio e à realidade do dia-a-dia, resta a procura por outros locais, saberes e sabores.

3 comentários:

  1. Nem imaginas o sabor .... hummmmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  2. ATÉ POSSO SER SUSPEITA POR TER PARTILHADO TODOS ESTES PRAZERES, MAS ACONSELHO A TODOS QUE EXPERIMENTEM, QUER A VIAGEM A UMA TERRA MÁGICA, TAIS COMO AS MARAVILHOSAS IGUARIAS QUE SE APRESENTARAM...É FÁCIL, BARATO E MARAVILHO ;) São estes pequeno momentos que nos fazem realmente felizes! obrigada por tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, são os pequenos grandes prazeres que nos fazem de facto felizes ...obrigada nós

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...