Páginas

junho 08, 2012

Manjericão, a "erva rainha"



Manjericão, uma das mais relevantes ervas culinárias. Proveniente da Índia a sua mística estendeu-se pelo mundo, usado pelos gregos ortodoxos em rituais religiosos, e no interior do México, como “talismã do amor”.

De sabor aromático, as suas folhas de verde intenso, deliciosas e ornamentais declamam poesia nos pratos. O manjericão é perfeito pratos de massa, saladas, sanduíches e molhos à base de tomate. É célebre na preparação de pratos al pesto emblemáticos da cozinha italiana, assim como, na aromatização de alguns dos pratos mais simbólicos da cozinha tailandesa e provençal.

Embora o manjericão seja uma erva de Verão, já o podemos encontrar todo o ano. Cultivá-lo em casa é uma excelente alternaria … extremamente fácil, basta um vaso e muita luz. Quando as folhas se apresentarem grandes, bem verdes e brilhantes, livramo-nos das nervuras, lavamos e enxugamos as folhas, numa picadora reduzimos a puré, juntamos um fio de azeite e guardamos a pasta no frigorífico, em frascos fervidos e coberta de azeite, adicionando mais à medida que se vai retirando. Esta é uma forma simples de conservar o manjericão e podermos ter sempre à mão este sabor tão especial.

... enjoy

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...