Páginas

julho 12, 2012

Ovos Moles de Aveiro ... que delito

Quem não gostava de dar uma trinca nos deliciosos Ovos Moles de Aveiro ??!?!?!
Adoro os doces típicos de cada região, e os Ovos Moles de Aveiro não foge à regra, aliás … posso mesmo dizer que do meu pódio de doces regionais, são medalha de bronze, a seguir à prata com o doce de laranja de Setúbal e ao ouro com as tortas de Azeitão.
 
 
 
Este doce tradicional da cidade de Aveiro, nasceu dentro dos conventos ali existentes até ao século XIX, pelas das mãos das freiras que, por estranho que possa parecer usavam  a clara de ovos para engomar os hábitos, por conseguinte e para que não fossem desaproveitadas as gemas elegeram-se na base da execução do doce. A produção dos Ovos Moles continuo, mesmo após o encerramento dos conventos devido a duas senhoras que teriam sido educadas pelas freiras.
 
 
 
Podemos encontrar estes deliciosos Ovos Moles em vários formatos de apresentação: em barricas de madeira pintadas com barcos moliceiros (nome dado aos típicos barcos da Ria de Aveiro), … devo confessar que estas barricas faziam as minhas delicias em miúda, depois de aberta a tampinha, colocava a colher e pronto, tudo parava à minha volta enquanto não visse o fundo ao barril … para mim era único formato na altura, mas apresentam-se ainda em pequenas taças de cerâmica e claro naquele que é hoje o meu formato de eleição, envolvidos em hóstia e moldados em formas de elementos marinhos …
 
 
 
….aíííííííííííí, tão fáceis de trincar e tão, mas tão bons!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...